Moçambique



História de Moçambique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mapa de Moçambique.
Moçambique é um país da África Austral, situado na costa do Oceano Índico, com cerca de 20 milhões de habitantes (2004). Foi uma colónia portuguesa, que se tornou independente em 25 de Junho de 1975.
história de Moçambique encontra-se documentada pelo menos a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi descreveu uma importante actividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanj" (os negros) da "Bilad asSofala", que incluía grande parte da costa norte e centro do actual Moçambique.
No entanto, vários achados arqueológicos permitem caracterizar a "pré-história" de Moçambique (antes da escrita) por muitos séculos antes. Provavelmente o evento mais importante dessa pré-história terá sido a fixação nesta região dos povos bantu que, não só eram agricultores, mas introduziram aqui a metalurgia do ferro, entre os séculos I a IV.
A penetração portuguesa em Moçambique, iniciada no início do século XVI, só em 1885 - com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim - se transformou numa ocupação militar, ou seja, na submissão total dos estados ali existentes, que levou, nos inícios do século XX a uma verdadeira administração colonial.
Depois de uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos, Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975.




Moçambique





Jovens moçambicanos lançam inédita campanha de apoio às vítimas de cheias no Fac
[ 8-Feb-2012 - 18:28 ]
As tempestades tropicais assolaram as regiões centro e sul de Moçambique; 37 pessoas morreram, 41 ficaram feridas e infra-estruturas foram destruídas.

   LER


FMI diz que país está a enfrentar bem a crise económica
[ 18-Dec-2011 - 19:52 ]
Terceira revisão sobre desempenho económico, indicou perspetivas positivas face à recessão global; programa do Fundo foca política monetária, gestão de finanças públicas e política tributária.

   Ler


Interdição da LAM no espaço aéreo europeu é
[ 15-Dec-2011 - 16:34 ]
O presidente das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), Teodoro Watty, referiu hoje (quinta-feira) que a sua empresa está a ser afectada pela decisão "absolutamente injusta" da Comissão Europeia de manter o espaço aéreo europeu encerrado para esta
companhia moçambicana.
   Ler


Moçambique entre os países da África Austral com mais riscos de desastres
[ 7-Dec-2011 - 19:57 ]
Projeto do ONU-Habitat vai permitir diminuir ameaças e consequências de catástrofes na região; África é uma das zonas mundiais onde se registam mais sinistrados de desastres naturais, por ano.

   Ler


Dezassete moçambicanos morrem em acidente
[ 1-Dec-2011 - 18:12 ]
Dezassete cidadãos moçambicanos perderam a vida esta madrugada na localidade sul-africana de Belfast num choque frontal entre o «minibus taxi», em que seguiam, e um camião.

   Ler


Maputo e Lisboa não chegam a acordo sobre Cahora Bassa
[ 30-Nov-2011 - 7:47 ]
A cimeira de dois dias entre Moçambique e Portugal terminou, terça-feira (29), em Lisboa, com a assinatura de mais dois memorandos preconizando a cooperação no acesso aos arquivos diplomáticos de ambos os países. Lisboa e Maputo não chegaram ainda a acordo sobre os 15% do capital da hidroeléctrica de Cahora Bassa detido pelo Estado português.
   Ler


Guebuza apela a quadros moçambicanos em Portugal para regressarem ao país
[ 28-Nov-2011 - 21:02 ]
O presidente moçambicano, Armando Guebuza, convidou os concidadãos residentes em Lisboa que concluíram a formação em várias universidades portuguesas a voltarem ao país de origem, para dar o seu contributo no processo de desenvolvimento do país, informação a agência de notícias moçambicana AIM.
   Ler


Descoberto de gás na bacia de Rovuma
[ 15-Nov-2011 - 8:33 ]
O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, recebeu esta quinta-feira, 10 de Novembro, em audiência na cidade de Tete, o Director-geral da ENI (empresa envolvida na prospecção de hidrocarbonetos).
   Ler


Empresa reforça capacidade da energia eléctrica na província de Tete
[ 15-Nov-2011 - 8:28 ]
A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) investiu 2,2 milhões de dólares USD na aquisição de um novo transformador para a subestação de Matambo, que garantirá o reforço da capacidade do fornecimento de energia à cidade de Tete.
   Ler


Semanário português Sol lança esta semana edição em Moçambique
[ 8-Nov-2011 - 11:06 ]
O semanário português Sol vai lançar em Moçambique uma edição exclusiva para o país, que chega às bancas no próximo dia 11 de novembro, disse à Lusa Vitor Rainho, subdiretor do jornal.
   Ler


Moçambique é um dos países com pior índice de desenvolvimento humano
[ 5-Nov-2011 - 15:53 ]
Nação lusófona está na posição 184 dos 187 países pesquisados; é também a pior nota entre os oito países de língua portuguesa

   Ler


FMI elogia desempenho económico de Moçambique, mas pede atenção à inflação
[ 20-Oct-2011 - 14:10 ]
Apesar de queda da inflação à metade, instituição recomenda esforços de redução; crescimento foi impulsionado por investimento público e actividade dos megaprojectos do sector dos recursos naturais

   Ler


Reclusos revoltam-se em Manica
[ 11-Sep-2011 - 20:48 ]
Reclusos da Penitenciária agrícola de Chimoio, conhecida como Cabeça de Velho, em Manica, centro de Moçambique, revoltaram-se no sábado contra uma ordem governamental que proíbe a entrada na cadeia, de alimentos não confecionados.
   Ler


Armando Guebuza desafia empresários a inovar
[ 29-Aug-2011 - 19:15 ]
O presidente moçambicano, Armando Emílio Guebuza, desafiou hoje o empresariado do país a inovar, como um contributo para aumentar e melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos nacionais.

   Ler


MDM anuncia que concorre a intercalares autárquicas
[ 22-Aug-2011 - 21:31 ]
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), oposição, vai concorrer às eleições intercalares nos municípios onde os
autarcas da FRELIMO, no poder, renunciaram aos cargos, apelando para a "responsabilização dos desistentes", disse hoje (segunda-feira) à Lusa, o presidente do partido.
   Ler


Governo nega ter vendido seis milhões de hectares de terra a brasileiros
[ 22-Aug-2011 - 21:26 ]
O Governo moçambicano esclareceu que não vendeu mas doou o uso de 60 mil quilómetros quadrados no norte do país para agricultores brasileiros plantarem cereais e algodão, mas que apenas foi feito "um convite" para exploração a empresários do Mato Grosso.





   Ler


País é o segundo melhor entre os lusófonos para fazer negócios - relatório
[ 18-Jul-2011 - 23:14 ]
Moçambique é o segundo melhor país lusófono para fazer negócios, de acordo com o estudo Doing Business/2011, um relatório que estabelece um "ranking" dos melhores países do mundo para actividades comerciais, noticia ontem (segunda-feira) a LUSA.

   Ler


Burocracia e corrupção diminuiu nos últimos anos
[ 6-Jul-2011 - 5:27 ]
Investimentos nos sectores carboníferos, construção, hospedagem, restauração e energia impulsionam desenvolvimento moçambicano.
   Ler


ICAO vai ajudar a resolver problemas no sector da aviação
[ 2-Jul-2011 - 8:05 ]
A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) vai ajudar o sector da aviação civil moçambicano a resolver os problemas de segurança detectados em 2010.
   Ler


220 passageiros retidos em Maputo desde 6.ª feira chegaram hoje a Lisboa
[ 28-Jun-2011 - 14:52 ]
Os 220 passageiros do voo para Lisboa que estavam retidos em Maputo, Moçambique, desde sexta-feira chegaram a Portugal às 07:35 de hoje (terça-feira) a bordo de um avião fretado.
   Ler



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos

No comments: